V.II - Férias na Itália e nova missão no Maranhão
Em 1988, planejava ir de férias à Itália, para comemorar com a família o 50.o aniversário de ordenação sacerdotal de seu irmão, Pe. Nicola, e também festejar seus 70 anos de idade.
Estava, pois, em preparativos, quando, em dezembro do mesmo ano, foi avisado por carta do Superior Geral da Itália, Pe. Francisco Pierli, que deveria deixar o Brasil, para ir em missão a Portugal, devendo estar no Noviciado de Santarém, no final de agosto de 1989.
Com saudades da terra, partiu para a Itália, em fevereiro de 1989, deixando, como disse, seu coração no Brasil.
![](imagem/vida/cap_5_04.jpg)
Passou parte das férias em Tróia, ao lado dos familiares, viajando a Roma, Assis, onde participou de cursos. Fez os exercícios espirituais em Venegono e visitou os Santuários Marianos de Pompéia, Loreto e Medjugórie.
Comemorou seus 70 anos de vida com seus familiares e participou das solenidades do 50.o aniversário de sacerdócio do irmão tão estimado.
Às vésperas da viagem para Portugal, quando já se preparava interiormente para começar a nova missão, foi, de súbito, acometido de um fechamento do aparelho digestivo, sendo transportado para o Hospital Alívio do Sofrimento, fundado pelo estimado, hoje beato Pe. Pio [canonizado em 16/6/2002], em San Giovanni Rotondo. A doença foi diagnosticada pelos médicos como “bloqueio gastropancreático-hepático-intestinal”, causada sobretudo pelo estresse psicológico, devido às frustrações que estava sofrendo. Na verdade, Pe. Ângelo, com 70 anos de idade e um físico debilitado por cinco intervenções cirúrgicas, não tinha mais condições físicas e psicológicas para enfrentar mudanças que causavam tanto impacto.
Esses acontecimentos levaram a Direção Geral a tomar nova decisão. Seu novo destino seria o Maranhão, não a cidade de Balsas que tanto estimava, mas São Luís, capital do Estado, onde deveria assumir a pastoral dos doentes, trabalho com o qual tanto se identificava.
![](imagem/vida/cap_5_05.jpg)
< V.I - Comunidade do Escolasticado Internacional |V.III - Mirador e Sucupira, Maranhão >
<< voltar ao menu |