V.V - Atividades na área da Educação
A formação da juventude, sua “santa paixão”, foi uma preocupação que o acompanhou por toda a vida. Dizia sempre que o comportamento dos adultos resultava, em grande parte, do que lhes fora ensinado, quando jovens e crianças. Por isso, enquanto viveu, depois que saiu de Balsas, deu continuidade à prática de dar palestras, ou aulas de Ética e Moral às crianças e adultos. Saía cedo todos os dias para ir à Escola do Rotary, ao Instituto Ana Rosa, entre outros, para ministrar aulas. [...]
Pe. Ângelo, ex-alunos do São Pio X e amigos maranhenses residentes em São Paulo e amigos paulistanos fundaram o “Centro Paulistano-Maranhense Brasil Melhor” com o objetivo de manter o clima de amizade, avivar a fé e a caridade e desenvolver cada vez mais o senso crítico a partir das verdades cristãs.
![](imagem/vida/cap_5_12.jpg)
O Centro era também responsável pela distribuição das cartas-circulares que ele enviava aos inúmeros ex-alunos e amigos de todo o país. Os membros do Centro reuniam-se com o padre no último domingo, a cada dois meses, na Capela Santa Cruz, anexa à Casa Provincial. Nos encontros eram debatidos temas polêmicos sobre a realidade brasileira e do mundo, além da troca de idéias, oração, missa e confraternização com um pequeno lanche. [...]
![](imagem/vida/cap_5_13.jpg)
Em 1992, Pe. Ângelo vai à Itália numa visita especial e inesquecível, para comemorar seus 50 anos de vida sacerdotal. Em 8 de dezembro desse mesmo ano, na Catedral de Tróia, onde havia celebrado sua primeira missa, ele, juntamente com todos os familiares, amigos e confrades, agradeceu e louvou a Deus num clima de muita alegria e felicidade.
![](imagem/vida/cap_5_14.jpg)
De volta ao Brasil, a data é comemorada com os confrades, os ex-alunos e amigos de várias cidades, na Província Norte: Balsas, Mirador, São Luís, Fortaleza dos Nogueiras e também na Província Sul, em São Paulo. Nesta capital, alegraram-se com ele seus amigos presidiários, favelados, mendigos, migrantes nordestinos, doentes, idosos, funcionários do Hospital Iguatemi, confrades e membros do Centro Paulistano-Maranhense.
![](imagem/vida/cap_5_15.jpg)
< V.IV -
Mais uma vez em São Paulo | V.VI -
A última missão >
<< voltar ao menu |