Home | Pe. Ângelo | Testemunhos | Missões | Cartas | Encontros | Galeria | Biografias | Contato


Untitled Document

 

Missão em Portugal
Canas de Santa Maria (antiga Canas de Sabugosa), Viseu, Paço de Arcos

Apresentação

“Achamos que o segredo para o fato de Pe. Ângelo ter atraído tantas pessoas a ele, marcando-lhes positivamente a formação e o caráter, foi sua vida íntegra, transparente, simples, despojada, plena da graça divina, da fé, do amor. Pensamos que o grande segredo mesmo foi o amor, essa força que o contagiou e irradiava a todos que dele se aproximavam, levando-os a sentirem-se amados e a crescerem moral e espiritualmente. [...] Sua memória tem que ser resgatada. Temos que narrá-la não para deleite daqueles que o amaram, mas para a glória Daquele que o criou, formou-o e o modelou, a fim de que se tornasse entre nós sinal de Sua Presença e de Seu Amor.”
Maria do Socorro Coelho Cabral. Pe. Ângelo La Salandra – Uma Vida, Uma Missão. Balsas, 7/12/2001.

Quando realizamos, em 2007, os três encontros do projeto “Resgate da Memória de Pe. Ângelo”, não imaginávamos os caminhos que iríamos trilhar. Fizemos nesses encontros uma viagem pela vida do querido missionário, pela história dele, mas quando chegamos ao último porto, data da despedida final, nos perguntamos: E agora? Para onde iremos? Que caminho seguir para resgatar a história do saudoso mestre, guardada por tantos amigos?  Como encontrar esses amigos? Surgiu a idéia do site, mas também não sabíamos como fazê-lo.  Danilo Contel Andreotti pediu à irmã, Telma, e ela se dispôs a formatar o nosso site por amor ao nosso projeto.
Já tínhamos quem formatasse, mas e o conteúdo? O que colocaríamos? Rezamos muito para que Deus nos orientasse: como fonte de pesquisa, tínhamos o livro, escrito pela Maria do Socorro, as cartas dele para os ex-alunos e amigos, mas pensávamos que este site deveria apresentar algo de novo, mas o quê?
Um dia, no final de julho/2008, pesquisando em um site dos combonianos, descobrimos que em Portugal havia a “Associação dos antigos alunos combonianos”, enviamos um e-mail e este retornou. Nova tentativa, só que agora o direcionamos a uma paróquia citada no site: poucos dias depois, recebemos um e-mail do Sr. Isidro Almeida. Ele havia recebido de Pe. Silvério o nosso e-mail.
A graça de Deus se fez sentir nesses caminhos inusitados: O Sr. Isidro conheceu Pe. Ângelo na década de 50 (veja no link Testemunhos) e se propôs a nos ajudar nesse projeto de resgatar a história do nosso missionário em Portugal. Pediu ajuda a muitos amigos daquela época, dentre eles, o Sr. José Luís Ferreira.
As graças de Deus foram se multiplicando: o Sr. Isidro, de imediato, enviou o DVD dos “60 anos dos combonianos em Portugal”, no qual Pe. Ângelo é homenageado e, no mês seguinte, o Sr. José Luís Ferreira já fizera a pesquisa e lhe enviava a documentação que apresentaremos a seguir: cartas, notícias, entrevistas, biografia, parte do diário de Pe. Ângelo, histórias comoventes que demonstram o grande amor dos portugueses por Pe. Ângelo e resgatam para nós, brasileiros, o começo da vida missionária comboniana em Portugal e as dificuldades que teve de enfrentar.
O Sr. Isidro Almeida se tornou o nosso elo com Portugal, entrou em contato com alguns ex-alunos de Pe. Ângelo e já nos enviou o seu testemunho, o do Professor João Tavares e o do Pe. Alfredo Neres, que se encontra em missão no Congo, África. Esses  testemunhos edificam, enriquecem ainda mais a história do nosso ardoroso missionário em Portugal.
Vejamos o que Pe. Ângelo nos diz sobre a missão em Paço de Arcos:
“A experiência de Paço de Arcos me conduziu sempre mais para o futuro de minha vida missionária comboniana, levando-me a confiar e abandonar-me nos braços do Coração de Jesus e no colo da Mãe do Céu para trabalhar para a glória de seu reino no serviço aos irmãos, especialmente os mais necessitados no corpo e no espírito, porque o Coração de Jesus nos ajuda na medida em que confiamos em sua paterna onipotência.”
Aos queridos amigos portugueses de Pe. Ângelo e agora nossos amigos também, a nossa eterna gratidão.
Pe. Ângelo é o missionário sem fronteiras, deixou a pequena Biccari, depois Tróia e se lançou ao mundo como Dom Hélder Câmara diz em seu lindo poema e Dom Franco Masserdotti recordou na apresentação do livro Pe. Ângelo La Salandra – Uma Vida, Uma Missão, de Maria do Socorro Coelho Cabral:

“Missão é partir
Caminhar,
Deixar tudo,
Sair de si, quebrar a crosta do egoísmo
Que nos fecha no nosso Eu,

Missão é sempre partir,
Mas não devorar quilômetros.
É sobretudo abrir-se
Aos outros como irmãos,
Descobri-los e encontrá-los. [...]

E, se para descobri-los e amá-los,
É preciso atravessar os mares
E voar lá nos céus,
Então missão é partir
Até os confins do mundo!”

<< voltar